novembro 16, 2015

Já estou cheio de me sentir vazio...

Andando pela internet encontrei um texto que é daqueles em que parece que tudo se encaixa...
O texto é de Simone Guerra e se chama O Vazio do Vazio.

Você sabe o que é depressão?


(...)

Ela não escolhe ninguém a dedo, simplesmente surge porque é ingrata e tem o poder de aniquilar aquela vontade de viver...

(...)

Depressão não é apenas chorar vinte e quatro horas por dia, ficar deitado, se sentir apático ou triste. É não ter vontade. É não ver beleza nos dias. É dormir muito e não dormir. É ter pensamentos ruins. É sorrir forçado para disfarçar. É não sorrir. É ter a sensação de estar perdido. É não se sentir satisfeito. É querer sair por aí e comprar tudo. É não se distrair. É não ter emoções ou sentimentos. É não focar em nada. É comer muito, pouco ou nada. É emagrecer ou engordar sem qualquer problema físico. É sentir dores abdominais, ter flatulências. Ter problemas digestivos. É sentir dor de cabeça, como a cefaleia. É sentir medo... São sintomas... E sintomas...

(...)

Depressão não é frescura. Não é falta de um alguém ou sexo. Não é patético ou dramático. Não é falta de Deus e nem de religião. Apenas é, sem culpa de ninguém. 

(...)

Não existe qualquer culpa ou vergonha. Não deve ser motivo para piadinhas de mal gosto.

(...)

Que tal pararmos com os julgamentos obscuros daquilo que não conhecemos para a libertação do entendimento e aceitação do outro?

(Confira o texto completo aqui)

Um dos melhores textos que eu já li...
Que toca, que combina, que faz sentido.
Que me fez pensar que não é culpa minha... 
Que tira a culpa que sinto por estar doente mesmo quando parece que não existe motivo nenhum para estar.
Pois esse vazio... Esse vazio chega do nada e se instala aqui dentro.
Ele não foi chamado, não foi convidado e não escuta quando peço para se retirar.
Ele está comigo o tempo todo.
Alguns dias são mais fáceis do que outros.
Alguns dias gostaria apenas de sumir, desaparecer, me perder no mundo ou apenas parar de sentir.
Em outros, nem disso tenho vontade.

Não é fácil...
Não é simples...
Não é frescura e nem coisa da minha cabeça.


Então, antes de julgar, antes de querer me dizer o que eu devo fazer...
Você sabe o que é depressão?
Você conhece essa doença?
Você sabe que existe diferença na doença entre depressão e estar deprimido?
Que tal saber um pouco mais antes de falar o que não sabe (mesmo que seja por boa vontade, por querer ajudar)?

Muitas vezes o silêncio ajuda bem mais...
Principalmente se ele ficar no lugar de um julgamento!!!


Leia o texto completo em © obvious:

Nenhum comentário:

Postar um comentário